Luka Doncic, esloveno contratado pelo Los Angeles Lakers ao longo da temporada, é o jogador com mais camisas vendidas nesta temporada da NBA.
É a primeira vez que um estrangeiro figura no topo da lista. Além disso, Luka Doncic é rompe a hegemonia de Lebron James e Stephen Curry, que se revezam no topo do ranking de camisas mais vendidas desde a temporada 2012-2013, há 12 anos.
Os resultados são baseados nas vendas da NBAStore.com, a loja online oficial da NBA, durante a segunda metade da temporada 2024-25 (a partir de 6 de fevereiro), e divulgados pela liga norte-americana de basquete e pela associação de jogadores.
MAIS: Play in da NBA: o que é? Regras e como funciona
Quais são as camisas mais vendidas da NBA?
Luka Doncic, dos Lakers, lidera a lista, seguido por Stephen Curry (Warriors), LeBron James (Lakers), Jayson Tatum (Celtics) e Jalen Brunson (Knicks).
- Luka Doncic – Los Angeles Lakers
- Stephen Curry – Golden State Warriors
- LeBron James – Los Angeles Lakers
- Jayson Tatum – Boston Celtics
- Jalen Brunson – New York Knicks
- Victor Wembanyama – San Antonio Spurs
- Nikola Jokic – Denver Nuggets
- Giannis Antetokounmpo – Milwaukee Bucks
A quantidade de camisas vendidas não foi revelada. Além de Luka Doncic, outros estrangeiros aparecem um pouco mais abaixo na lista. A estrela do San Antonio Spurs, o francês Victor Wembanyama, ficou em 6º lugar. Já o pivô do Denver Nuggets, o sérvio Nikola Jokić, ficou em 10º, enquanto o astro do Milwaukee Bucks, o grego Giannis Antetokounmpo, apareceu em 11º lugar.
Luka Doncic e a polêmica troca entre Mavaericks e Lakers
O resultado das vendas, sem dúvidas, foi influenciado pela chegada de Luka Doncic ao Los Angelers Lakers em uma das maiores trocas da história da NBA, realizada durante o deadline trade no início de fevereiro.
Isso porque o Dallas Mavericks chocou o mundo de basquete ao decidir colocar no mercado o esloveno, que aos 25 anos, era o melhor jogador do time e uma das maiores estrelas da liga.
A negociação envolveu três times: o Los Angeles Lakers, o Dallas Mavericks e o Utah Jazz.
O Los Angeles Lakers recebeu Luka Doncic, Maxi Kleber e Markieff Morris. Os três eram atletas do Dallas Mavericks.
O Dallas, em compensação, receberá Anthony Davis e Max Christie, ambos dos Lakers, além da escolha do Lakers de primeira rodada no draft 2029.
O Utah Jazz entrou como terceira parte na negociação, recebendo Jalen Hood-Schifino, do Lakers, e escolhas de segunda rodada de Los Angeles Clippers e Mavs no draft de 2025.
Por que o Dallas trocou Doncic para o Lakers?
De acordo com a "ESPN", os Mavericks estavam receosos de apostar em Doncic devido aos problemas físicos que vinham assombrando o esloveno na temporada. À época, o jogador havia disputado apenas 22 partidas, tendo dois problemas na panturrilha esquerda.
O jogador também teve problemas com seu condicionamento físico e seu peso durante a temporada, o que o levou a ficar cinco jogos afastado pela comissão técnica.
Em Los Angeles, porém, Doncic se recuperou e lidera a equipe em todas as principais estatísticas desde sua chegada.
Quando a NBA irá anunciar os vencedores dos prêmios individuais?
- Jogador que mais Melhorou (Most Improved Player) - terça-feira (23/4)
- Sexto Homem - quarta-feira (24/4)
- Jogador Mais Decisivo (Clutch) - quinta-feira (25/04)
- Melhor Técnico - domingo (28/04)
A liga ainda não confirmou quando serão anunciados os vencedores dos prêmios de Melhor Defensor, MVP e Calouro do ano.
MAIS: Warriors nos Playoffs da NBA: quem é o adversário, horário, quando joga e onde assistir
Quem decide os vencedores dos prêmios da NBA?
Os prêmios da NBA são decididos por votação de 100 jornalistas ao redor do mundo. Os votos são revelados depois que os vencedores são anunciados.
ACONTECEU
— NBA do Povo 🏀🇧🇷 (@NBAdoPovo) April 14, 2025
Luka Doncic foi o jogador que teve mais camisas vendidas nesta temporada da NBA
Ele é o 1° jogador não chamado LeBron James ou Stephen Curry desde a temporada 2012-13, a ser o líder de vendas pic.twitter.com/ECBAko8tkF