Rafael Nadal se aposentou do tênis. A última partida do jogador foi a derrota da Espanha, em partida válida pela Copa Davis, na terça-feira (19/11).
MAIS: Nadal aposentado: todos os títulos e a fortuna do ícone do tênis
Na sua despedida, deu um discurso durante dez minutos, agradecendo todos os feitos da sua carreira.
Como foi a despedida de Nadal?
Com muita emoção e lágrimas, Rafael Nadal discursou ao anunciar que estaria se aposentando do esporte.
- Tudo o que tentei na minha vida foi me esforçar para a cada dia ser melhor, para cumprir meus objetivos. Mas também tentei fazer isso com respeito, com humildade, valorizando todas as coisas boas que passei. Espero que vocês tenham percebido isso também. Eu deixo esse mundo profissional tendo encontrado muitos amigos pelo caminho. Tenho tanta gente para agradecer. Eu vou com a tranquilidade de que, de alguma maneira, deixei um legado não só esportivo, mas também pessoal. Entendo que o carinho que eu recebo ao redor do mundo não seria o mesmo se fosse só pelo o que apresentei dentro de quadra. Muito obrigado por tudo - disse.
MAIS: entenda polêmicas envolvendo o tenista brasileiro Thiago Wild
- Estou me sentindo muito sortudo por receber tanto, tanto, carinho ao redor de todo o mundo e especialmente aqui na Espanha. Quero continuar nesse dia felicitando a equipe da Holanda. Parabéns, vocês jogaram muito bem. E quero agradecer a toda a equipe espanhola. Todos vocês me permitiram viver o sonho que eu tinha de jogar outra Copa Davis. Evidentemente não saiu como todos nós queríamos. Queria ter feito mais do que eu fiz, mas sinceramente dei tudo o que tinha. E queria agradecer de coração pela oportunidade de passar esses últimos dias como profissional em equipe. Muitos dos momentos mais emocionantes da minha carreira foram vividos com muitos dos que estão aqui. Ter feito parte da equipe espanhola foi um privilégio incrível - completou.
A Copa Davis foi a última competição disputada por Nadal. Em seu último jogo, foi derrotado pelo holandês Botic van de Zandschulp, em um duelo que durou 1h53min e terminou com parciais de 6/4 e 6/4.
Qual a fortuna acumulada por Rafael Nadal no tênis?
Rafael Nadal acumuluou a segunda maior fortuna da história do tênis, superando lendas como Pete Sampras e Roger Federer. Ele ganhou 34,9 milhões de dólares (R$ 755 milhões na cotação atual) em premiações ao longo da carreira. Só é superado por Djokovic.
Tenistas que mais ganharam dinheiro em prêmios na história
- Novak Djokovic (Sérvia) - 184,4 milhões de dólares
- Rafael Nadal (Espanha) - 134,9 milhões
- Roger Federer (Suíça) - 130,5 milhões
- Andy Murray (Reino Unido) - 64,6 milhões
- Alexander Zverev (Alemanha) - 44,9 milhões
- Pete Sampras (EUA) - 43,2 milhões
- Daniil Medvedev (Rússia) - 42,6 milhões
- Stan Wawrinka (Suíça) - 37 milhões
- Carlos Alcaraz (Espanha) - 35,1 milhões
- Stefanos Tsitsipas (Grécia) - 31,7 milhões
MAIS: Jannik Sinner: qual punição a Agência Mundial Antidoping quer para o tenista?
Por que Nadal decidiu se aposentar?
Rafael Nadal passou os últimos dois anos convivendo com lesões que o o impediam de atuar no nível alcançado no passado. Foi por isso que o histórico tenista tomou a decisão de se afastar das quadras.
– A realidade é que tem sido anos difíceis, especialmente os dois últimos. Creio que não fui capaz de jogar sem limitações, o que me levou a tomar esta decisão – explicou.