O Liverpool se sagrou campeão inglês neste último fim de semana após vencer o Tottenham de virada com uma senhora goleada por 5 a 1. O título da Premier League é o 20º conquistado pelos Reds, igualando o rival Manchester United em número de troféus.
Uma das ações de marketing da Nike, fornecedora de material esportivo do clube, para celebrar a conquista, reforçou uma identidade que o clube e seus torcedores adoram promover.
— O time mais bem-sucedido da Inglaterra não é inglês. É scouse — diz a ação.
Mas o que significa ser “scouse”? A Sporting News responde a seguir.
MAIS: Liverpool conquista a Premier League; veja a lista de campeões da competição
Por que torcedores e moradores de Liverpool se chamam de scouses?
O termo scouse é utilizado pelos moradores da cidade e torcedores do Liverpool para se diferenciarem das origens aristocráticas de Londres, vista como elitista. Além disso, Liverpool, por ser uma cidade portuária no Oeste da Inglaterra, é considerado desde o século XVIII um caldeirão cultural, recebendo, por exemplo, marinheiros de Gales, da Irlanda e da Escandinávia.
Essa mistura produziu um sotaque único e uma forma de se expressar que se mantém até os dias de hoje.
O porto também foi o local de nascimento de um prato que consiste em um ensopado de carne com batatas, chamado de “lobscouse” que, com o tempo, teve o nome reduzido simplesmente para “scouse”. A refeição passou a ser uma representação de Liverpool e também um dos símbolos da cidade.
Historiadores indicam que o termo se popularizou como uma forma de se referir aos moradores da cidade graças à série de comédia da BBC “Till Death Us Do Part” (algo como Até que a Morte nos Separe, em tradução livre), que foi ao ar entre 1965 e 1975 e falava sobre a relação de um socialista de Liverpool com um conservador de Londres.
Com o tempo, Liverpool se firmou como um centro de resistência progressista na Inglaterra. Seus torcedores protestavam frequentemente contra a primeira-ministra conservadora Margaret Thatcher. A “Dama de Ferro” atuou fortemente contra os sindicalistas da região e culpou torcedores pela tragédia de Hillsborough.
Logo, o termo scouse foi ganhando cada vez mais força para indicar essa diferenciação e afastamento das autoridades do país, e reafirmar a identidade trabalhista, sindical e com sua cultura própria.
MAIS: Salah: títulos e salário do atacante no Liverpool